quinta-feira, 27 de novembro de 2008

COLA ESCOLAR

Hoje atendi 50 adolescentes que irão se formar no Ensino Fundamental. Vieram se confessar para a missa de formatura. Claro que não vou revelar pecado de ninguém mas alguns trouxeram um pecado que me levou a achar graça: Padre, eu colei nas provas. Fiquei pensando no velho e errôneo ditado: quem não cola não sai da escola. Alguns funcionários me disseram que isto é ousadia, coragem, inteligência e que se aprende mais quando se prepara uma boa cola. Outros abominaram a idéia. Fiquei no meio da polêmica. O mais engraçado mesmo foi quando a Diretora da Escola entrou na sala e ficou sabendo do assunto em questão. Foi hilário ver a reação dela. Quanto espanto! Acho que ela se sentiu impotente diante do fato.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

SOLIDÃO

Eis algumas frases interessantes que recebi sobre um dos males do ser humano: A SOLIDÃO
- " As pessoas são solitárias porque constroem muros no lugar de pontes"
- " O forte cresce na solidão, onde os fracos perecem"
- " É na solidão e no silêncio que escutamos o essencial"
- " A solidão tem o mesmo dom que a liberdade: podemos usá-la bem ou mal"
- " Educação para a vida deveria incluir aulas de solidão"
- " O mais profundo dos ferimentos é o ferimento da solidão que a pessoa se impõe a si mesma".

ENCHENTE


Nos habituamos demais aos sofrimentos alheios que não percebemos a dor do outro. Nos últimos dias muita gente está sofrendo no estado de Santa Catarina. A natureza está castigando ou estamos pagando pelos ferimentos causados nela? De uma forma ou de outra tem gente morrendo, desabrigada e sofrendo. Se não pudermos ajudar de uma forma mais real pelo menos coloquemos estas pessoas nas mãos de Deus. É o mínimo de caridade ou solidariedade que somos obrigados a fazer pelos nossos semelhantes.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PRIVACIDADE

Já repararam como nossa vida está cada dia mais exposta? Onde se vai ela está lá: a famosa câmera de vigilância. O problema é quando ela se torna a não menos famosa câmera escondida. Infelizmente o mundo caminhou para esta direção porque a bandidagem tá solta. Temos que flagrá-los e tirá-los do convívio social. Com isto todo mundo vai para o mesmo saco. Não temos mais a liberdade de outrora. Nem ao telefone podemos mais confidenciar nossas angústias. Somos totalmente vigiados. Internet? Esta, talvez, seja a mais visada. Nosso planeta tá virando um big brother, só que não "viramos" celebridades. O máximo que alguns conseguem é estar nos noticiários policiais. Tem jeito de parar o planeta para eu descer?

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

GUARDAR REPOUSO

Já se foram nove dias da cirurgia. Uma febrezinha enjoada vem todo dia a tardinha. Nada como um soco de dipirona para derrubá-la. Os dias vão se arrastando lentamente e mais lentamente ainda. Gosto das manhãs e da noite. Não curto muito a parte da tarde. Achei que iria ler livros, ver filmes. Que nada! Vi um filme e o resto........................... internet. Pelo menos é pela net que converso com tanta gente amiga, inclusive minha família. Agora é ter paciência e continuar no repouso. Bendito repouso.

domingo, 9 de novembro de 2008

HAIKAI


******** NO ESCURO, A SOLIDÃO

******* NO BATER DE ASAS, A LIBERDADE

sábado, 8 de novembro de 2008

REDUÇÃO DE ESTÔMAGO

Anos e anos tentando emagrecer. Sofria com dietas e comprimidos. UFA! Não aguentava mais o efeito sanfona, fora as tão usuais piadinhas que escuto desde o curso primário. Aí resolvi fazer uma conta aritmética: Piadinhas+ dietas+excercícios+bom plano de saúde= cirurgia de redução do estômago. Sei que fui corajoso, mesmo porque não era ainda obeso mórbido. Mil críticas e 4 apoios. Por causa das mil, resolvi enfrentar todo o precesso pré-operatório em silêncio. Não queria ficar ouvindo propaganda negativa, imposição de medos, etc. Fui na cara e na coragem. Estou há 3 dias de operado e já me sinto muito feliz com o sucesso da cirurgia e o que ela vai ocasionar. Além da perda de peso vou melhorar a hipertensão. YES! Salve Deus! Salve a inteligência que Ele dotou o ser humano. Agora é seguir em direção ao emagrecimento.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

CHUVA

A chuva está começando a cair do céu-mar de Brasília. Presenciar a chuva é recordar meu passado. Que bom era andar pela Avenida do Contorno em BH nas enxurradas, descalço, sem medo de gripe! Era só farra. Acho a chuva aconchegante. Ela nos leva a uma interiorização. Gosto de ver o tempo fechado, acinzentado. A maioria acha ruim e depressivo. Já li uma vez que o meu sígno, escorpião, gosta de água. Se for realmente verdade, posso afirmar que quando estou na água me sinto muito bem. "Terra, planeta água..."

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BREGA E CHIC

Nunca imaginei que nesta minha vida iria um dia ouvir e curtir a música do Belo. Nada contra o cantor, mas também nada a favor. Me foi apresentada esta música. NÃO PÁRO DE OUVIR. Parece que me viciei. Realmente o brega pode ser chic, em alguns momentos, é claro. Esta é a letra. Espero que estejam protegidos para não se viciarem como eu:

PRA VER O SOL BRILHAR
Primeiro a gente se apaixonou
Segundo passo foi te convencer
Que o amor que eu sinto aqui é tão real
E eu não quero mais te ver sofrer

Me dê a chance de te proteger
Te abraçar e te fazer feliz
Eu descobri que a vida é mais
E com você eu vou além
Não vou ficar mais com ninguém

Bem que podia acreditar
Te vejo e falta o ar
Meus olhos podem ver
O amor acontecer
E não é ilusão
Segure a minha mão
E vamos viajar
Pra ver o sol brilhar pra gente

domingo, 2 de novembro de 2008

FINADOS

Nascer, viver e morrer. Está aí uma verdade que escutamos durante toda a nossa vida. Não é ilusão. Um dia vamos viajar pra ver o sol brilhar. "Bem que você podia acreditar". A cada dia morremos um pouco. A cada dia vivemos um pouco e a cada dia nascemos um pouco. Que trajetória contraditória. Mas esta é a vida. Quantas pessoas nascem em nossos corações! Quanta dor no último adeus! "Viver e não ter a vergonha de ser feliz". Não existe luto sem vida. Não existe vida sem luto. FELIZ ETERNIDADE PARA TODOS QUE JÁ SE FORAM.