quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TRABALHO EM EQUIPE

Greve terminada. O tempo melhorou. UFA! Hoje estava na minha sala quando uma colega de trabalho começou a desabafar. Quando as pessoas desabafam elas não se importam se você está ocupado ou não, querem é falar e falar e falar. A questão era a falta de unidade num trabalho em equipe. Ela sinalizou alguns pontos que atrapalham a união:
1) soberba;
2) egoísmo;
3) falta de espírito solidário.
Citou nomes e situações e buscou ,em mim, apoio para o seu "choro". Tantas são as questões em evidência que não deu pra apontar culpados. O máximo foi reconhecer falhas no trabalho que também faço parte. Todo final de ano é sempre estressante, mas "bola pra frente que atrás vem gente".

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

GREVE GERAL


A PARTIR DESTA DATA, POR PRAZO INDETERMINADO, ESTE BLOG ESTARÁ FORA DO AR POR MOTIVO DE CALOR.
ENTRO EM GREVE CONTRA O TEMPO ATÉ QUE A METEREOLOGIA ANUNCIE CHUVA E QUEDA DE TEMPERATURA.
ATÉ MAIS. "O povo unido jamais será vencido. O povo unido jamais será vencido". FUI

ESPELHOS

Ontem fui assitir ao filme Espelhos do medo. Muito terror, muito sangue, gritos. Teve um momento em que meu coração chegou a disparar (risos). Filmes de terror e suspense me deixam tenso. Mas o filme me levou a uma reflexão: como é nosso comportamento diante do espelho? Devido a gama de normas estéticas, o espelho pode nos parecer um grande amigo e companheiro, principalmente para os narcisistas que, muitas vezes, se "afogam" nele. Para outros pode ser um juiz implacável, sem coração. De um modo ou de outro está lá, em qualquer parte da casa, este objeto que vai refletir "fielmente" seu corpo, seu rosto, seu eu.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A COMEMORAÇÃO


Que dia Feliz! Cheguei aos 50 um pouco temeroso por sair dos quarenta e pular mais uma dezena. Mas sobrevivi ao medo. Agora é encarar e se preparar para mais dez anos antes de chegar na terceira idade. Snif! Snif! Snif! O dia foi leve com muitos telefonemas, votos de felicidade, abraços e beijos. No almoço aquela delícia de sushi com um grande amigo. A tarde uma visita rápida para uma fabulosa amiga. Rolou até chocolate suiço, pode? No jantar uma maravilha de restaurante, o Mangai, com pessoas mais maravilhosas ainda. O que posso mais querer da vida? Tenho que agradecer a Deus que um dia me chamou e a meus pais que permitiram a vida. Agora é seguir em frente.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CONFISSÕES


Esta semana atendi a 79 crianças que irão fazer a primeira Comunhão no próximo dia primeiro de novembro. Muitas ficaram nervosas e constrangidas. Algumas perguntaram se eu iria dar bronca, pois fizeram uma ligação de confissão com educação de pai e mãe. Realmente confessar não é muito confortável, apesar de acreditar no imenso benefício gerado por ela. Durante esta jornada fiquei refletindo como ser criança é realmente um estado querido por Jesus. A inocência infantil é algo que perdemos na fase adulta, infelizmente. Os pecados de criança, basicamente são os mesmos e fiquei pensando: Quem dera se todos nós tivéssemos esses mesmos pecados!!!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

HOMENAGEM

Ricardo,

Parece que foi ontem, mas já tem 50 anos que você nasceu. Não precisa se assustar, pois como dizem: a vida começa aos 40, não é? Então parabéns, você tem apenas 10 anos.
Eu, Alexandre, meus irmãos, sobrinhos, cunhados e amigos, estamos aqui para agradecer a pessoa maravilhosa que é, pelo irmão companheiro, prestativo e acima de tudo muito humano. Você é o tio que todo sobrinho gostaria de ter, alegre, paciente e que dá muitos presentinhos para todos, sem esquecer ninguém. É um amigo que está pronto a ajudar nas horas mais difíceis. Suas palavras e sabedoria nos confortam para suportar a dor do inesperado.
Sentimos uma segurança inexplicável em você. Mesmo distante, se preocupa com cada irmão em particular. Seu carinho e atenção nos emocionam a cada ligação telefonica, a cada gesto.
O nosso maior desejo é que você pudesse estar aqui novamente, mas não em passeio e sim para morar ao lado de todos nós que sentimos muito a sua falta.
Acredito que o papai e a mamãe, mesmo ausentes, mas eternos em nossos corações, se orgulham pelo querido filho que foi para eles. Um exemplo!
Ricardo, receba neste momento um abraço muito especial de todos que estão aqui presentes, pois, se estamos aqui, é por que te amamos muito e te desejamos grandes alegrias e realizações em sua caminhada.
Que o bom Deus te cubra de bênçãos e graças sempre.
SUA FAMÍLIA
24/Out/2008

AMO MUITO TODOS ELES.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MEU ANIVERSÁRIO

Começou a semana onde completo mais um ano de vida. Acho que pela primeira vez as emoções estão meio confusas. Emoção muito forte de completar meio século, mesmo não sentindo toda esta idade. Tristeza, pois pela primeira vez, a sensação de orfandade tá pesando. (QUERO MEU PAI E MINHA MÃE). Saudades. Saudades do tempo em que o aniversário era só mais uma festa sem trazer o fardo da responsabilidade.....idade. Alegria. Sim, alegria pois a vida continua em meu corpo e isto é motivo para agradecimento a Deus. OBRIGADO PAI! Semana passada em BH, com minha família, comemoramos o aniversário e foi muito bom. Esta semana, com amigos, vai rolar outra comemoração e vai ser demais. RUMO AOS 51. YES!

sábado, 18 de outubro de 2008

HORÁRIO DE VERÃO

Odiado por uns, amado por outros. Tá chegando o horário de verão que tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica. Conselho: acostumem desde o primeiro dia porque senão vai ficar um pequeno fuso horário de uma hora na nossa cabeça durante 119 dias. AI AI AI AI. O noticiário informou que a economia daria para abastecer a cidade de Belo Horizonte. Não me recordo por quanto tempo. Para o horário de verão temos duas opções: ou aceitamos ou aceitamos. Não tem como fugir. BOM HORÁRIO DE VERÃO PARA TODOS mas não se esqueçam: ESTAMOS AINDA NA PRIMAVERA.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PENSAMENTOS

Durante a madrugada tive uma intuição para escrever um pouquinho sobre a força do pensamento em nossa vida. Acordei com o mesmo sentimento e estou aqui deixando brotar o que minha mente e meu coração estão me ditando.
O já famoso "Somos aquilo que pensamos" traduz fielmente a grandeza do pensamento. Pensamos durante todo o dia. Muitas vezes descarregamos em nossos travesseiros um vai-e-vem de pensamentos. Eles podem ser bons, ruins, negativos, positivos, esperançosos ou desesperançosos. O certo é que atraímos realmente aquilo que pensamos de nós, dos outros e das situações. A filosofia do The Secret indica exatamente isto: nossa paz e prosperidade depende de como articulamos nossos pensamentos. Se a força da oração pode curar (cientificamente já é comprovado), o pensamento pode nos resgatar de um turbilhão que pode virar nossa existência. "Ser ou não ser, eis a questão".

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

TAXISTA

Depois de uma hora de atraso embarquei em direção a Brasília. No decorrer da viagem fui "viajando" também nos formatos das nuvens e fui deixando que elas absorvessem algumas angústias e expectativas que estão rolando na minha vida.
Na chegada a alegria de voltar pra casa. Meu amigo não pode me esperar e acabei pegando um taxi. Como na maioria das conversas com taxistas, esta não poderia ser diferente: política, calor, corrupção, religião, moradia. UFA! Chegamos! Acertei o valor; me despedi dele desejando um bom trabalho. De repente o homem salta do carro entusiasmado com um pequeno cachorro que viu na rua e disse: "amo cachorro". Achei estranho. Ele vinha caminhando em direção ao cachorro e perguntou para a dona se ele era bravo. Ela respondeu que sim e imediatamente o pequeno cão deu umas latidas altas que assustou o taxista. Segurei o riso e entrei para minha casa. E a vida continua.......

domingo, 12 de outubro de 2008

FAMÍLIA

Na ilustração temos Jesus, Maria e José, a Sagrada Família. Não é que a minha família também tem um toque de Sagrada! É tão leve estar no meio da família, sentir o carinho espontâneo dos sobrinhos gritando "tioooooooooooooo", rever os irmãos e lembrar dos tempos idos, ir ao teatro com todos e depois deixar rolar aquela deliciosa pizza. Se isto não tem um dedinho de Deus, a benção divina, dificilmente outras coisas o terão. Com a família se cresce, se une, se acarinha, se briga e se beija. Meu pai e minha mãe souberam construir uma família. Agora, do céu, espero que eles dêem manutenção e proteção. Já dizia a Campanha da Fraternidade de 1994: "A família como vai?"

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A MÃO QUE AFAGA....

Ontem estava numa reunião e foi dito a seguinte frase: "Promover para remover". Ri muito mas depois comecei a refletir. Aquela mesma mão que um dia afaga, acolhe e sustenta, pode afogar, isolar ou mesmo matar. Noticiários nos mostram isto. Nossa vivência também aponta para o ser contraditório que somos todos nós. Fica bem claro que o ser humano é mesmo limitado . Pensando melhor, o humano tem a possibilidade de pensar e re-pensar. Nestas idas e vindas da racionalidade humana um carinho pode se tornar um tapa; uma inclusão se transforma em exclusão. Apesar de sermos seres relacionais, não é fácil lidar com o semelhante. Saudades da minha cachorrinha Susi. Saudades da minha cachorrinha Laika.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

SOCORRO I I


Hoje me lembrei de um fato ocorrido há alguns anos, ou melhor, muitos anos. Isto me tirou altas e longas gargalhadas. Até hoje ao me lembrar começo a rir. Numa bela tarde fomos eu e meu irmão consultar um endrocrinologista com o intuito de fazer uma dieta. Sabe, aquela vontade de ficar esbelto? Pois é, entramos os dois juntos no consultório do dito cujo. Quando vimos o doutor um olhou para a cara do outro mas ficamos quietos. Conseguimos, ainda não sei como, pois já rimos muito em lugares proibidos, tipo velório. Pegamos as prováveis dietas e saímos. Na primeira esquina rasgamos e caímos na gargalhada. O MÉDICO PRECISAVA URGENTEMENTE REDUZIR O SEU ESTÔMAGO!!! Dá pra confiar? Não dá pra tratar de dente com dentista banguelo. Gente, é questão de amor à profissão.

BELO HORIZONTE

" Minas é um trem bão que dá dentro da gente, uai!"
Há algum tempo esta era a frase estampada em algumas camisas de malha que se via nas ruas de Belo Horizonte. Tempos bons da BH cidade jardim onde suas ruas arborizadas transmitiam romantismo, tranquilidade e segurança. Do alto da Afonso Pena se podia ver quase toda a cidade e sentir o clima gostoso da Serra do Curral. Ir na Lagoa da Pampulha era o passeio dominical. Passear pelas praças e ver as fontes luminosas, coisa igual não há. De repente o excesso de progresso engoliu minha cidade. Hoje: fumaça, trânsito, assaltos, poluição sonora e visual, etc. Mesmo assim é bom lembrar as frases do Papa João Paulo II: " Mas que Belo Horizonte!" ou " O papa não os esquecerá nunca mais". BH me aguarde, tô chegando. Fora o bairrismo - "Quem te conhece não esquece jamais"

domingo, 5 de outubro de 2008

Por que?

Por que a vida tem que ser breve?
Por que a o relacionamento humano, muitas vezes, é tão desgastante?
Por que sentimos imensa alegria ao vislumbrar a natureza?
Por que brigadeiro é tão gostoso?
Por que Deus não fala com a gente em alto e bom som?
Por que os mortos não falam com os vivos? (Espiritismo não vale)
Por que banana não tem caroço? (hehehe - pergunta do meu irmão)
Por que se encontra alegria nas pequenas coisas? (inspirada em Daniel)
Por que ainda existe injustiça no mundo por mais que se fale que ela é "enferrujante"?
Por que quando estamos tristes, nos sentindo rejeitados... mesmo assim, a essência de Deus pode ser manifesta ao ponto de ajudarmos outras pessoas? (Daniel de novo)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

QUE RAIVA!

Infelizmente as rosas têm espinhos. Ontem ajeitei toda a Capela para a missa das 7:00h: vinho, hóstia, patena, cálices, alfaias, etc. Hoje chego feliz da vida para a celebração e vejo que um furacão passou pelo lugar sagrado. Na véspera haviam usado o lugar para uma aula de símbolos litúrgicos. DESARRUMARAM TUDO!!!!! Aquele sangue que corre no dedão do pé subiu imediatamente para minha cabeça. Que raiva! Senti que faltaram com o respeito. Como não engulo a raiva fui logo desabafando. Agora é esperar e batalhar pelo perdão. AI AI AI! Desce sangue, desce.