terça-feira, 7 de setembro de 2010

HAIKAI II


A CADA ONDULAÇÃO UMA NOVA MÚSICA. O VENTO SOPRA AS FOLHAS AO VENTO!!!!!

domingo, 18 de julho de 2010

CRUZ PESADA


Estive num determinado hospital e vi uma moça nova sentada, chorando. Me aproximei toquei em seu ombro e perguntei se poderia ajudar em alguma coisa. Ela chorou muito e disse que estava com sua mãe internada com câncer. A mãe se casou com mais idade e só teve esta única filha. Hoje a mãe tem 88 anos e a filha, ao seu lado, fazendo de tudo sozinha. Reclamou que nesses momentos ninguém aparece para ajudá-la. Mas o pior vem agora. Sua tia com 86 anos, em casa, também estava doente e com a perna quebrada. No meio da dor de ver o final de sua mãe ainda tinha que se desdobrar para olhar a tia e cuidar dos serviços de casa. Meu Deus, que cruz pesada! Alivie um pouco Senhor a cruz dessa jovem. Amém!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

FORMATURA


Hoje para a alegria de toda a família minha adorada sobrinha Nathalia se forma em fisioterapia. Não sei se porque ela é a primeira mas tá batendo um orgulho tão grande nesse bobo tio aqui que me encho de felicidade. Como ela abraçou este curso com garra e amor!!!! Claro que existem bons fisioterapeutas na área da saúde mas acredito que Nathalia vai ser uma das melhores (corujice à parte). Nos estágios conquistou o carinho de todos os pacientes.Devotava todo o seu tempo disponível para atender aos doentes com zelo e dedicação. Conosco não mede esforços para curar nossas dores físicas de todo dia. Sua mãe num breve discurso disse algumas palavras que repito: Que suas mãos sejam abençoadas para tratar dos necessidados e doentes. Confiamos você a eles e a Deus para que tenha muito sucesso na carreira.
MEUS PARABÉNS MINHA AMADA NATHALIA.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

AI QUE SAUDADE QUE DÁ....

Muitas vezes em nossos pensamentos ficamos imaginando como era boa aquela vida de antigamente. Não falo da vida de outros séculos. Falo da vida do ser humano antes do advento do celular, da TV em cores, do computador, da busca desenfreada pelo prazer, da falta da busca de Deus.
Quem se criou em interior se lembra muito bem das conversas ao pé do fogão, das broas, dos cafés quentinhos, daquelas comidas tão saborosas e simples, do quintal grande repleto de frutas, da igreja na praça, da venda, dos vizinhos solícitos e amigos. Quanta recordação, quanta saudade.
Mas e você que não veio do interior ou não se criou no interior se lembra da alegria que era brincar na calçada enquanto nossas mães conversavam; das idas nas matinés aos domingos e depois aquele apetitoso sorvete. Como era bom poder andar livremente pelas ruas sem medo de ser abordado e assaltado.
A impressão que tenho é que a vida era mais feliz.
Hoje não vivemos sem celular. Temos, às vezes, mais de um. O computador fica ligado o dia inteiro. Navegar pela internet virou mania mundial. Hoje a paquera é feita pelas salas de relacionamento. Não se tem muito o real e sim o virtual. Pela telinha do computador podemos ser o que não somos na realidade. Tudo acaba se tornando possível virtualmente falando.
Visitas às pessoas só por telefone. A sociedade está se esfriando em relação ao se relacionar com o outro (a).
Inocentes estão sendo “jogados” no mundo como conseqüência de um prazer fugaz. Pior é quando eles são assassinados antes mesmo de virem ao mundo.
Crianças e adultos estão sofrendo com a pobreza e caindo na miséria. Aumenta as depressões, angústias e solidão. Sonhamos, sonhamos, sonhamos com um mundo melhor e ele tá ficando cada vez pior.
Estamos aquecendo o planeta e, com isso, vamos extinguir a vida humana da terra em alguns séculos.
Não é pessimismo, é fato de que estamos num processo de decadência humana. Inventamos mil tecnologias avançadas, mas esquecemos de que há um Deus criador que nos inspira a viver a vida de forma plena.
Sobram algumas perguntas: Pra onde caminha a humanidade? O que eu posso fazer para melhorar a minha vida dentro desta sociedade? O que eu faço pelo outro(a)? Onde está Deus que mal cabe em minha vida?
Que o sopro de vida que um dia criou céus e terra continue soprando sobre nossos corações aflitos por felicidade e paz.

domingo, 4 de julho de 2010

SETE LAGOAS


Cidade muito simpática e bem pertinho de BH. Este foi o objetivo meu e de minha família para prestigiar o casamento de um primo de segundo grau pelo lado paterno em Sete Lagoas. Fomos todos: cunhados, irmãos, sobrinhos e namorados de sobrinhas. O casamento foi muito bonito na Catedral dedicada a Santo Antônio. A festa uma alegria só com banda de música, muitos salgados, doces, jantar e convidados satisfeitos. Tivemos que unir várias mesas pois éramos em 20 pessoas. No outro dia, domingo, 04 de julho, levantamos, tomamos o café, ficamos um pouco na piscina conversando. Almoçamos e fomos passear pela cidade. Ô final de semanazinho gostoso esse! BÃO DEMAIS DA CONTA SÔ!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

DESCULPAS ESFARRAPADAS


O trânsito estava horrível! Minha avó adoeceu! Tive uma reunião! Me envolvi com muitos trabalhos! Tenho um compromisso inadiável hoje e não posso ir! Blá, blá, blá, bla.... e são várias as famosas desculpas esfarrapadas que damos quando não temos a coragem de dizer a verdade ou para evitar situações constrangedoras. Quem nunca usou desta artimanha para se livrar de alguma censura ou julgamento? TODOS NÓS. Os mais sinceros até se arriscam a dizer: Me esqueci do compromisso! Não quis ir ao encontro! Estava sem vontade de comparecer! Estes são alguns ítens que usamos no difícil processo de se relacionar.

terça-feira, 29 de junho de 2010

NINA


Foi paixão a primeira vista. Conheci minha cachorrinha, ainda sem nome, 40 dias depois de seu nascimento. Hoje, 29 de junho ela completa seu primeiro ano. Seu nome, Nina, foi dado por uma querida amiga de Brasília. Tudo bem, ela é conhecida por ser o cão da Cofap, por causa das propagandas mas tem outra característica: OLHAR TRISTONHO. Salsichinha, cofap, amortecedor, triste, seja como for parabéns minha cachorrinha Nina e larga um pouco do meu pé (risos).

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ROMPIMENTO


Muitas vezes com o coração partido, como o da figura, o ser humano tem que romper pra voar. Romper com apegos, paixões, desejos, situações e até amores. Para a espinha da testa secar é preciso que antes ela purgue, sangre e depois cicatrize. Assim vamos juntando nossas experiências e acumulando vida na nossa vida. Pessoas vão passando e vão deixando suas marcas. Nós também vamos passando pela vida das pessoas e deixando nossas marcas. Faz parte da vida! Será que faz mesmo? Muita cura vem pelo sofrimento e pela dor. Outras pelo amor. O importante é passarmos por aqui deixando um bom legado. Viver depois da morte não é só ir para o céu, é continuar habitando nos corações das pessoas humanas.

sábado, 26 de junho de 2010

MACACOS


São Sebastião das Águas Claras, popularmente chamada de Macacos talvez seja um dos lugares mais pertos de Belo Horizonte em que concentra a mais rica beleza natural. Procurada inicialmente pelos motoqueiros hoje virou uma pequena aldeia onde se encontra várias e simpáticas pousadas e algumas cachoeiras. Aos sábados e domingos seus restaurantes servem uma deliciosa comida. Hoje, estive lá a noite com minha família e comemos uma deliciosa carne com mandioca e costelinha de porco. Hummmm! Acompanhado de um bom vinho. Frio, família, lugar e comida gostosa. Tem combinação melhor?

terça-feira, 22 de junho de 2010

ENCHENTE NO NORDESTE


Muito triste esta situação de se perder tudo. Se perde além de coisas materiais, tão difíceis de se conseguir, esperanças, sonhos e ideais. Muitos, num momento de grande solidariedade, ajudam com alimentos, água e serviços voluntários. Outros rezam .Nossos irmãozinhos de Pernambuco e Alagoas suplicam pela sobrevivência, querem vida, vida plena. Hoje vi uma senhora grávida sendo carregada numa cadeira já em processo de parto. Acho que perdeu o nenem. Isto simboliza uma tragédia no rosto abatido e sofrido de tanta gente - resultado do aquecimento global - resultado da nossa falta de consciência para com o planeta. Momento de dor. Momento de reflexão. Momento de oração.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

SOLIDÃO


Solidão ou depressão? Qual é o mal do século? Talvez os dois. Ou até quem sabe um está relacionado ao outro. Muita gente reclama de solidão. Alguns a optam por livre decisão porque solidão não é o mesmo de estar só. Solidão nos remete a um vazio emocional, afetivo e social. Nossa sociedade está sofrendo de solidão mesmo estando rodeada de pessoas ou familiares. Por que? Saudade do eterno? Falta de gratidão a vida? Falta de religião? Tantas podem ser as respostas..... O certo é que, de alguma forma, temos que lutar para sair de um estado solitário para não cair no estado depressivo. BOLA PRA FRENTE MEU POVO!!!!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

GRADES


Chega a ser engraçada a situação atual das pessoas. Nos cercamos de grades, cercas elétricas, alarmes, cães e vigilantes para nos proteger de assaltantes. De um modo geral nós nos aprisionamos dentro de nossas próprias casas. Já nas penitenciárias existe um esquema muito parecido: o mesmo esquema de proteção para evitar que os deliquentes saiam. Estamos perdidamente presos.

terça-feira, 15 de junho de 2010

O ANIMAL


Lindo o e-mail que acabei de receber exaltando a presença dos animais em nossa vida, em nosso meio. Confesso não ser um apaixonado pelo reino animal mas minha relação é tão estreita com minha cachorrinha Nina (foto) que a sinto mais integrada a mim do que eu a ela. Realmente o amor do animal pelo seu dono é exclusivamente gratuito. Há de chegar o dia em que o "animal" homem espelhará sua vida no animal. Quando este dia chegar cessarão: egoísmo, ganância, gula, guerra, inveja e posse. A vida nesse patarmar seguirá então a harmonia desejada pelo Criador.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA BARULHENTA


Não dá pra conjugar o verbo "vuvuzelar" porque é muito, muito barulhento. Ainda não assisti a nenhum jogo. Amanhã é a estreia do Brasil e vamos torcer juntos. Pude perceber que o barulho das vuvuzelas é ensurdecedor. Dizem que os jogadores não estão ouvindo o apito do juiz. Me compadeço do povo sofrido da África do Sul como aplaudo de pé as atitudes corajosas e inovadoras de Nelson Mandela. Queria muito que o time da África do Sul pudesse chegar perto das finais para que o povo tenha maiores momentos de alegria, afinal de contas sediar um evento como este não é nada fácil. VIVA O BRASIL! VIVA A ÁFRICA DO SUL!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

LIBERDADE


Desde sempre Deus nos presenteou com o maior de todos os dons: a liberdade. Nem Ele, sendo Todo Poderoso interfere na nossa liberdade. Se interferisse seria um deus contraditório. Podemos tudo, mas claro que nem tudo nos convém, já dizia São Paulo. Se sou privado desta liberdade como serei um melhor ser humano para mim e para meus irmãos? Como serei um bom marido se o casamento me aprisiona ao invés de me libertar? Como serei um bom cristão se a religião me aprisiona e não liberta? Toda instituição que reduz sua liberdade acaba também reduzindo sua essência. Nossa mais pura essência humana é livre. Nascemos para ser águias e não "galinhas" que ciscam e se esquecem de olhar para o horizonte que nos espera. Seja o que você escolher mas saiba ser livre. Lute pela sua liberdade. Lute pela sua vida!

terça-feira, 8 de junho de 2010

AMIZADES


Acabei de receber um lindo texto falando da amizade. O fundo musical era nada mais nada menos que a música Autumn Rose de Ernesto Cortázar, música belíssima. Tente ouvir. O primeiro pensamento que me veio foi a gratuidade. O amigo tem que ser gratuito. Ele não cobra. Ele simplesmente está presente nem que esteja distante, meio paradoxal, né? Ele completa o outro, ele sugere, alivia a dor, chora e ri junto, ajuda, chama a atenção quando necessário. A presença do amigo em nossa vida é como uma porta que se abre para novas perspectivas de viver, de bem viver. Aos meus queridos e amados amigos e amigas que o nosso Bom Deus cubra todos vocês com suas graças. Obrigado por existirem em minha vida e me ajudarem a caminhar.

domingo, 6 de junho de 2010

UMA SÚPLICA


Ontem me aconteceu uma experiência meio inusitada. Depois da Santa Missa uma senhora me procurou perguntando se eu poderia atender alguém que estava ansiosa por me conhecer. Achei estranho e quando vi, no fundo da sala, uma jovem senhora com as mãos sobre o rosto demonstrando muita ansiedade em falar comigo. Fiz sinal para que se aproximasse e ela me deu um longo e forte abraço e começou a chorar copiosamente. Como não me soltava resolvi perguntar, ainda abraçado a ela, o que tinha acontecido. Ela me soltou e, soluçando, disse que nunca havia visto um olhar como o meu. Sem entender direito agradeci o elogio. Me pediu o grande favor de rezar pela sua mãe que estava internada e em coma induzido. Tentei aliviar um pouco a dor desta jovem senhora e me propus a rezar e o fiz. Hoje, pela manhã, muito alegre disse que sua mãezinha havia se recuperado e que os médicos estavam fazendo ela sair do coma. Brinquei dizendo que quando ela voltar para casa quero ir lá tomar um café e comer um pão de queijo. Que gostoso ver as pessoas felizes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

ENDOSCOPIA


A cada dia que passa a medicina vai avançando mais e mais. Me lembro da primeira endoscopia que fiz. Acho que tortura seria mais agradável. Acabei de chegar de outro exame de endoscopia e foi tudo tão tranquilo que não tive nenhuma sensação desagradável. Fui devidamente medicado na garganta com alguma espécie de anestésico e na veia outra medicação que me deixou muito sonolento. Terminou o exame e lá estava eu, de pé, meio sonolento mas muito bem. Agora é torcer para que lá dentro do estômago e esôfago esteja tudo bem. Não é mais aquele exame tão temido por muitos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

FERIADÃO


Estando em viagem ou em casa é sempre bom um feriado prolongado. A rotina é quebrada e a energia renovada. Dormir até mais tarde hummmmmmmm como é bom! Em se tratando de clima nada mais agradável do que este frio. Neste momento aqui em Belo Horizonte está fazendo 19 graus e com uma sensação térmica de 17, de acordo com a metereologia. Dizem que este ano o inverno vai ser bem rigoroso. OBA!!!!!!!!!!!!! Pra você que esta em casa, viajando ou mesmo trabalhando, bom feriado!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

COMENTE ESTE BLOG


AMIGOS E AMIGAS PARA DEIXAR COMENTÁRIO NESTE BLOG USEM O NOME/URL. NESTE CASO VOCÊS NÃO PRECISAM DE TER CONTA NO GMAIL E NEM UTILIZAR NENHUMA SENHA. TENHO RECEBIDO ALGUMAS RECLAMAÇÕES DE PESSOAS QUE QUEREM COMENTAR MAS NÃO SABEM. TENTEM AGORA. BOM FERIADO PRA VOCÊ.

terça-feira, 1 de junho de 2010

MENINO QUE FUMA


Aldi Rizal fuma exatamente 40 cigarros por dia e é uma criança!!!!!! Vimos estas imagens na tv durante a semana e, sinceramente, fiquei boquiaberto com tanta ignorância do pai ao dizer que o menino está bem (como se o cigarro trouxesse saúde). E como vai estar este menino na idade adulta? Sou ex-fumante e sei da dificuldade que é ser um viciado. Sustentar o vício, tossir muito, ter dores de cabeça constantes, sofrer discriminação social, etc. E para parar? Tive a síndrome da abstinência sentindo as pernas bambas, tonteiras constantes, insônia e grande aumento de apetite. Isto tudo porque eu fumava 20 cigarros por dia, imagina o menino Aldi? Ainda bem que nosso país já está conscientizado (pelo menos está bem adiantado) na questão de que o cigarro faz mal à saúde. Vim recentemente da Síria onde o cigarro ainda é um hábito cultural, familiar e socialmente aceito. Lá se fuma tranquilamente em restaurantes. As pessoas largam os garfos nos pratos, fumam na nossa cara e continuam almoçando. Tudo bem, é cultural mas de difícil assimiliação para um pobre estrangeiro brasileiro como eu. Acho que todo ex fumante é chato. Sou chato sim, DETESTO CIGARRO.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

APEGO


Estou relendo um livro chamado Apelo ao amor do Pe. Antony de Mello e em vários capítulos ele trata da questão do apego como aquele sentimento que aprisiona o ser humano. Acho que vale a pena "ouvir" o que ele diz: "O apego é um estado proveniente de falsa crença de que algo ou alguém é necessário para sua felicidade". Me lembro, na minha infãncia, quando minha mãe fez a troca de travesseiros. Quanta dor me separar daquele meu antigo e surrado travesseiro... Em algum momento minha felicidade foi colocada num objeto. Em relação às pessoas o apego pode ainda nos levar a um estado de aprisionamento muito mais dolorido. Paramos de viver nossa vida e nossa liberdade e ficamos aprisionados e infelizes sempre em busca do objeto ou de alguém que, erroneamente, achamos ser o alvo da nossa felicidade. Quanto erro!!!!! Fiz uma pequena pesquisa e encontrei mais esta reflexão de Siddhārtha Gautama, o Buda:"Naquele que tem apego, há agitação. Naquele que não tem apego, não há agitação. Não havendo agitação, há calma. Havendo calma, não há preferência. Não havendo preferência, não há ir e vir. Não havendo ir e vir, não há falecimento e renascimento. Quando não há falecimento e renascimento, não há nem um aqui, nem um ali, e tampouco entre os dois. Isso, justamente isso, é apenas o fim do sofrimento." A vida pode ser muito mais simples e descomplicada a partir do momento em que forem desfeitas nossas falsas crenças. Caminho difícil e árduo, mas possível. BOA SORTE PRA VOCÊ

domingo, 30 de maio de 2010

SONHOS


Me disseram a seguinte frase: O QUE INTERESSA MESMO NÃO SÃO AS NOITES EM SI; SÃO OS SONHOS. Pronto isto já me jogou numa profunda reflexão e vocês vão ter que aguentar.
Tirando os pesadelos que são incômodos e desconfortáveis sonhar é tão bom! O sonho nos permite voar, voar, voar e onde quase tudo pode acontecer. No sonho não existe muitas normas ou leis. As pessoas que já se foram voltam e, na alegria, convivemos com elas de novo, nem que seja por fraçoes de segundos. Como é fácil viajar quando se sonha. Nem de passaporte precisamos. Talvez todas as noites sejam iguais ou muito parecidas mas os sonhos são variados, misteriosos, envolventes e empolgantes. Bom sono e lindos sonhos PRA VOCÊ.

VIVA FERNANDA


Com mais de 80 anos de vida a senhora Arlette Pinheiro Esteves da Silva, nossa tão querida Fernanda Montenegro brilha mais uma vez nas telinhas. Sua interpretação é tão fascinante que faz com que seus personagens vivam pelo seu corpo, mente, coração e lábios. Seu maneira de falar torna o personagem autêntico. Por isso Fernanda é considerada uma das mais brilhantes e espetaculares atrizes do cinema, teatro e televisão. Sendo má como Bia Falcão ou simplesmente a Bete, Fernanda continua dando um show. Sou fã dela, fã de carteirinha. Não estou fazendo apologia às novelas. Estou apenas ressaltando a opinião da maioria dos brasileiros.

sábado, 29 de maio de 2010

FINAL DE SEMANA


O final de semana chega a ser um prêmio para muita gente. Nele descansamos, nos divertimos, curtimos a família, cuidamos de nossas coisas e o tempo parece só nosso. Aí vem a odiosa segunda-feira onde tudo acaba e somos obrigados a voltar à rotina de trabalho e estudos. Pra mim a segunda-feira tem um gostinho bom do recomeço. A semana está começando. Isto me sugere uma recriação, talvez uma renovação. Mas a partir da terça-feira entro em comunhão com a população mundial almejando a chegada de mais um final de semana. Por que será que gostamos tanto que o tempo passe? Quando ele passa assustamos e dizemos a famosa frase: Nossa, como o tempo tá voando.....O ser humano tem muito de contraditório (ainda bem).

sexta-feira, 28 de maio de 2010

POXA!


Gente, vamos parar de estragar o nosso planeta!!!!!!! Já não chega tanta destruição agora tem um monte de óleo vazando no Golfo do México. Será que nós lidamos com nossa casa como lidamos com o planeta? To cansado de pedir Intercessões a São Francisco pelo planeta e pelos desabrigados dos efeitos da natureza. Sabemos muito bem que se colhe aquilo que um dia foi semeado.

COMPLEXO


Durante uma suculenta batata recheada uma conversa foi tomando determinado rumo: complexo.
Fiquei refletindo sobre esta emoção tão comum a tantas pessoas. Não nascemos complexados. Vem de fora, dos outros a condenação por você ser alto, baixo, gordo, magro, etc. Esta condenação à baixa auto estima muitas vezes vem da própria familia e outras, talvez a maior parte, venha do bulling. Gozação, ofensa, agressão, humilhação tudo isto faz com que a vida fique meio sem cor, sem graça. Aparece a timidez, o receio, a vergonha e vamos tomando uma postura encurvada diante do mundo e da sociedade. Não deveríamos ser manipulados e sim, harmoniosamente elevados. Elevados ao grau máximo de humanidade resumida na frase de Jesus: VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E VIDA PLENA.

VOLTEI MEU POVO


"EU VOLTEI, VOLTEI PARA FICAR PORQUE AQUI, AQUI É O MEU LUGAR" Não quero ser acusado de plágio pelo Rei mas há muito sonhava em voltar para o meu blog. Senti mesmo a falta de escrever coisas do meu dia a dia. Quero começar dizendo que não só voltei para o Blog como também voltei para a minha terra - Belo Horizonte. Queria poder dizer que já estou totalmente readaptado. Meu coração continua pulsando Brasilia. Espero que um dia ele também volte para BH.