quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

FINAL DE ANO!

Não sei ao certo quando começa o final do ano. Será que é em outubro? Pode ser. O certo é que os meses de dezembro e janeiro alteram nossas rotinas: muitos eventos sociais e religiosos. Já estou com duas malas prontas e pesadas. Tô indo pra BH passar o natal em família e depois uma boa praia no estado do Espírito Santo (terra de capixabas e mineiros). Praia com chuva não combina e tem chovido bastante por aquelas bandas. Vamos ver no que vai dar. De qualquer maneira fica aqui meu abraço carinhoso a todos os meus leitores Será que passa de meia dúzia? Nos encontraremos em janeiro ou a qualquer momento em "notícia extraordinária". BEIJOS

domingo, 14 de dezembro de 2008

COISAS DE MÃE


Têm certas coisas que são características da mãe. Ontem, por volta das 18:00h estava dirigindo quando o sinal fechou. O carro que estava na minha frente não conseguiu parar batendo no carro da frente, fazendo-o rodopiar. O que bateu (ainda não entendi) foi parar no canteiro central com parte do pára-choque arrebentado. O que sofreu a batida ficou virado como se estivesse na contramão. Imediatamente o motorista saiu e foi averiguar seu carro. Do outro lado do passageiro uma mãe saiu apressadamente, abriu a porta traseira e retirou seu bêbe. Ela se agarrou a ele nervosa e tremendo. Tive que sair pois o sinal abriu e o trânsito tinha que fluir. Vi que não houve feridos. Mas a impressão que ficou foi esta: Mãe é para o filho, assim como a água é para o peixe. Não dá pra separar.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FÉRIAS ESCOLARES

Chegaram as férias escolares. Snif, snif snif. A paz do prédio tá ficando adormecida. Não, não é nenhuma epidemia. É um monte de criança no hall do prédio curtindo suas férias escolares. Quanta energia! Pulam, brincam, gritam, brigam, jogam coisas nos nossos carros e ainda temos que ouvir suas bondosas mães gritarem: SOBE MENINO! VEM TOMAR BANHO! Bom, um dia já fomos crianças também, por isso vamos relevar. Mas lá no fundo a gente torce para chegar o início do ano letivo. Será que vai rolar no Congresso uma lei para estender o ano letivo para 366 dias? BOAS FÉRIAS MENINADA!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

AMIZADE

Final de ano é sempre muito bom rever, cultivar e conviver com nossos amigos. Eis algumas frases de reflexão sobre a amizade. Aproveitem:
1) Quando o amigo cala, nosso coração continua ouvindo o seu coração (clementi);
2) A amizade é precisamente o amor mais puro que há na terra (J.Arias);
3) Em um mundo que se fez deserto, necessitamos encontrar um amigo (Exupery);
4) A amizade foi o primeiro presente do Criador ao homem (J.Arias);
5) Um amigo é o meu eu, porém, mais perfeito (J.Guiton).

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DIRIGIR NA CHUVA


Entro no meu carro correndo para evitar não me afogar diante de tanta chuva. Os óculos ficam todos embaçados impedindo a plena visão. Tudo bem, seco os óculos, coloco o cinto de segurança. Aí vem mais uma decepção: Vidro traseiro e dianteiro totalmente embaçados. Imediatamente ligo o ar condicionado (a melhor invenção dos últimos 30 séculos) que, aos poucos, vai desembaçando os vidros. Arranco o carro. Passo tranquilamente por uma inocente poça de água que escondia um enorme buraco. Tranco os lábios para evitar aquele palavrãozinho tão necessário. Já no primeiro quarteirão um caminhão joga um monte de água barrenta sobre o meu carro, sujando os vidros. Outro palavrão engolido. Por fim, chego em casa. Abro o guarda-chuva que fica no carro mas os pingos teimam em vir pelas laterais me ensopando de novo. Chega de tanta água. Pra relaxar procuro mais água num bom e quente banho. Mas não estou reclamando. A seca aqui em Brasília é tão longa e violenta que chuva nenhuma pode ser amaldiçoada, NUNCA.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

SANTA CATARINA


É muito emocionante presenciar a tragédia no estado de Santa Catarina. Na verdade se vive emoções negativas e positivas. Tristeza ao saber de tanta desgraça que está acontecendo. Muitas pessoas estão desabrigadas, tantos mortos. Alegria em perceber a solidariedade típica do brasileiro. O povo está bastante solidário. Mesmo assim o problema, para ser resolvido, precisa de algumas mudanças, principalmente na questão estrutural ou de composição das moradias. Até que nossos irmãozinhos não se reergam peçamos a intercessão de Santa Catarina. Bola pra frente!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

COLA ESCOLAR

Hoje atendi 50 adolescentes que irão se formar no Ensino Fundamental. Vieram se confessar para a missa de formatura. Claro que não vou revelar pecado de ninguém mas alguns trouxeram um pecado que me levou a achar graça: Padre, eu colei nas provas. Fiquei pensando no velho e errôneo ditado: quem não cola não sai da escola. Alguns funcionários me disseram que isto é ousadia, coragem, inteligência e que se aprende mais quando se prepara uma boa cola. Outros abominaram a idéia. Fiquei no meio da polêmica. O mais engraçado mesmo foi quando a Diretora da Escola entrou na sala e ficou sabendo do assunto em questão. Foi hilário ver a reação dela. Quanto espanto! Acho que ela se sentiu impotente diante do fato.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

SOLIDÃO

Eis algumas frases interessantes que recebi sobre um dos males do ser humano: A SOLIDÃO
- " As pessoas são solitárias porque constroem muros no lugar de pontes"
- " O forte cresce na solidão, onde os fracos perecem"
- " É na solidão e no silêncio que escutamos o essencial"
- " A solidão tem o mesmo dom que a liberdade: podemos usá-la bem ou mal"
- " Educação para a vida deveria incluir aulas de solidão"
- " O mais profundo dos ferimentos é o ferimento da solidão que a pessoa se impõe a si mesma".

ENCHENTE


Nos habituamos demais aos sofrimentos alheios que não percebemos a dor do outro. Nos últimos dias muita gente está sofrendo no estado de Santa Catarina. A natureza está castigando ou estamos pagando pelos ferimentos causados nela? De uma forma ou de outra tem gente morrendo, desabrigada e sofrendo. Se não pudermos ajudar de uma forma mais real pelo menos coloquemos estas pessoas nas mãos de Deus. É o mínimo de caridade ou solidariedade que somos obrigados a fazer pelos nossos semelhantes.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PRIVACIDADE

Já repararam como nossa vida está cada dia mais exposta? Onde se vai ela está lá: a famosa câmera de vigilância. O problema é quando ela se torna a não menos famosa câmera escondida. Infelizmente o mundo caminhou para esta direção porque a bandidagem tá solta. Temos que flagrá-los e tirá-los do convívio social. Com isto todo mundo vai para o mesmo saco. Não temos mais a liberdade de outrora. Nem ao telefone podemos mais confidenciar nossas angústias. Somos totalmente vigiados. Internet? Esta, talvez, seja a mais visada. Nosso planeta tá virando um big brother, só que não "viramos" celebridades. O máximo que alguns conseguem é estar nos noticiários policiais. Tem jeito de parar o planeta para eu descer?

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

GUARDAR REPOUSO

Já se foram nove dias da cirurgia. Uma febrezinha enjoada vem todo dia a tardinha. Nada como um soco de dipirona para derrubá-la. Os dias vão se arrastando lentamente e mais lentamente ainda. Gosto das manhãs e da noite. Não curto muito a parte da tarde. Achei que iria ler livros, ver filmes. Que nada! Vi um filme e o resto........................... internet. Pelo menos é pela net que converso com tanta gente amiga, inclusive minha família. Agora é ter paciência e continuar no repouso. Bendito repouso.

domingo, 9 de novembro de 2008

HAIKAI


******** NO ESCURO, A SOLIDÃO

******* NO BATER DE ASAS, A LIBERDADE

sábado, 8 de novembro de 2008

REDUÇÃO DE ESTÔMAGO

Anos e anos tentando emagrecer. Sofria com dietas e comprimidos. UFA! Não aguentava mais o efeito sanfona, fora as tão usuais piadinhas que escuto desde o curso primário. Aí resolvi fazer uma conta aritmética: Piadinhas+ dietas+excercícios+bom plano de saúde= cirurgia de redução do estômago. Sei que fui corajoso, mesmo porque não era ainda obeso mórbido. Mil críticas e 4 apoios. Por causa das mil, resolvi enfrentar todo o precesso pré-operatório em silêncio. Não queria ficar ouvindo propaganda negativa, imposição de medos, etc. Fui na cara e na coragem. Estou há 3 dias de operado e já me sinto muito feliz com o sucesso da cirurgia e o que ela vai ocasionar. Além da perda de peso vou melhorar a hipertensão. YES! Salve Deus! Salve a inteligência que Ele dotou o ser humano. Agora é seguir em direção ao emagrecimento.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

CHUVA

A chuva está começando a cair do céu-mar de Brasília. Presenciar a chuva é recordar meu passado. Que bom era andar pela Avenida do Contorno em BH nas enxurradas, descalço, sem medo de gripe! Era só farra. Acho a chuva aconchegante. Ela nos leva a uma interiorização. Gosto de ver o tempo fechado, acinzentado. A maioria acha ruim e depressivo. Já li uma vez que o meu sígno, escorpião, gosta de água. Se for realmente verdade, posso afirmar que quando estou na água me sinto muito bem. "Terra, planeta água..."

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BREGA E CHIC

Nunca imaginei que nesta minha vida iria um dia ouvir e curtir a música do Belo. Nada contra o cantor, mas também nada a favor. Me foi apresentada esta música. NÃO PÁRO DE OUVIR. Parece que me viciei. Realmente o brega pode ser chic, em alguns momentos, é claro. Esta é a letra. Espero que estejam protegidos para não se viciarem como eu:

PRA VER O SOL BRILHAR
Primeiro a gente se apaixonou
Segundo passo foi te convencer
Que o amor que eu sinto aqui é tão real
E eu não quero mais te ver sofrer

Me dê a chance de te proteger
Te abraçar e te fazer feliz
Eu descobri que a vida é mais
E com você eu vou além
Não vou ficar mais com ninguém

Bem que podia acreditar
Te vejo e falta o ar
Meus olhos podem ver
O amor acontecer
E não é ilusão
Segure a minha mão
E vamos viajar
Pra ver o sol brilhar pra gente

domingo, 2 de novembro de 2008

FINADOS

Nascer, viver e morrer. Está aí uma verdade que escutamos durante toda a nossa vida. Não é ilusão. Um dia vamos viajar pra ver o sol brilhar. "Bem que você podia acreditar". A cada dia morremos um pouco. A cada dia vivemos um pouco e a cada dia nascemos um pouco. Que trajetória contraditória. Mas esta é a vida. Quantas pessoas nascem em nossos corações! Quanta dor no último adeus! "Viver e não ter a vergonha de ser feliz". Não existe luto sem vida. Não existe vida sem luto. FELIZ ETERNIDADE PARA TODOS QUE JÁ SE FORAM.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TRABALHO EM EQUIPE

Greve terminada. O tempo melhorou. UFA! Hoje estava na minha sala quando uma colega de trabalho começou a desabafar. Quando as pessoas desabafam elas não se importam se você está ocupado ou não, querem é falar e falar e falar. A questão era a falta de unidade num trabalho em equipe. Ela sinalizou alguns pontos que atrapalham a união:
1) soberba;
2) egoísmo;
3) falta de espírito solidário.
Citou nomes e situações e buscou ,em mim, apoio para o seu "choro". Tantas são as questões em evidência que não deu pra apontar culpados. O máximo foi reconhecer falhas no trabalho que também faço parte. Todo final de ano é sempre estressante, mas "bola pra frente que atrás vem gente".

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

GREVE GERAL


A PARTIR DESTA DATA, POR PRAZO INDETERMINADO, ESTE BLOG ESTARÁ FORA DO AR POR MOTIVO DE CALOR.
ENTRO EM GREVE CONTRA O TEMPO ATÉ QUE A METEREOLOGIA ANUNCIE CHUVA E QUEDA DE TEMPERATURA.
ATÉ MAIS. "O povo unido jamais será vencido. O povo unido jamais será vencido". FUI

ESPELHOS

Ontem fui assitir ao filme Espelhos do medo. Muito terror, muito sangue, gritos. Teve um momento em que meu coração chegou a disparar (risos). Filmes de terror e suspense me deixam tenso. Mas o filme me levou a uma reflexão: como é nosso comportamento diante do espelho? Devido a gama de normas estéticas, o espelho pode nos parecer um grande amigo e companheiro, principalmente para os narcisistas que, muitas vezes, se "afogam" nele. Para outros pode ser um juiz implacável, sem coração. De um modo ou de outro está lá, em qualquer parte da casa, este objeto que vai refletir "fielmente" seu corpo, seu rosto, seu eu.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A COMEMORAÇÃO


Que dia Feliz! Cheguei aos 50 um pouco temeroso por sair dos quarenta e pular mais uma dezena. Mas sobrevivi ao medo. Agora é encarar e se preparar para mais dez anos antes de chegar na terceira idade. Snif! Snif! Snif! O dia foi leve com muitos telefonemas, votos de felicidade, abraços e beijos. No almoço aquela delícia de sushi com um grande amigo. A tarde uma visita rápida para uma fabulosa amiga. Rolou até chocolate suiço, pode? No jantar uma maravilha de restaurante, o Mangai, com pessoas mais maravilhosas ainda. O que posso mais querer da vida? Tenho que agradecer a Deus que um dia me chamou e a meus pais que permitiram a vida. Agora é seguir em frente.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CONFISSÕES


Esta semana atendi a 79 crianças que irão fazer a primeira Comunhão no próximo dia primeiro de novembro. Muitas ficaram nervosas e constrangidas. Algumas perguntaram se eu iria dar bronca, pois fizeram uma ligação de confissão com educação de pai e mãe. Realmente confessar não é muito confortável, apesar de acreditar no imenso benefício gerado por ela. Durante esta jornada fiquei refletindo como ser criança é realmente um estado querido por Jesus. A inocência infantil é algo que perdemos na fase adulta, infelizmente. Os pecados de criança, basicamente são os mesmos e fiquei pensando: Quem dera se todos nós tivéssemos esses mesmos pecados!!!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

HOMENAGEM

Ricardo,

Parece que foi ontem, mas já tem 50 anos que você nasceu. Não precisa se assustar, pois como dizem: a vida começa aos 40, não é? Então parabéns, você tem apenas 10 anos.
Eu, Alexandre, meus irmãos, sobrinhos, cunhados e amigos, estamos aqui para agradecer a pessoa maravilhosa que é, pelo irmão companheiro, prestativo e acima de tudo muito humano. Você é o tio que todo sobrinho gostaria de ter, alegre, paciente e que dá muitos presentinhos para todos, sem esquecer ninguém. É um amigo que está pronto a ajudar nas horas mais difíceis. Suas palavras e sabedoria nos confortam para suportar a dor do inesperado.
Sentimos uma segurança inexplicável em você. Mesmo distante, se preocupa com cada irmão em particular. Seu carinho e atenção nos emocionam a cada ligação telefonica, a cada gesto.
O nosso maior desejo é que você pudesse estar aqui novamente, mas não em passeio e sim para morar ao lado de todos nós que sentimos muito a sua falta.
Acredito que o papai e a mamãe, mesmo ausentes, mas eternos em nossos corações, se orgulham pelo querido filho que foi para eles. Um exemplo!
Ricardo, receba neste momento um abraço muito especial de todos que estão aqui presentes, pois, se estamos aqui, é por que te amamos muito e te desejamos grandes alegrias e realizações em sua caminhada.
Que o bom Deus te cubra de bênçãos e graças sempre.
SUA FAMÍLIA
24/Out/2008

AMO MUITO TODOS ELES.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MEU ANIVERSÁRIO

Começou a semana onde completo mais um ano de vida. Acho que pela primeira vez as emoções estão meio confusas. Emoção muito forte de completar meio século, mesmo não sentindo toda esta idade. Tristeza, pois pela primeira vez, a sensação de orfandade tá pesando. (QUERO MEU PAI E MINHA MÃE). Saudades. Saudades do tempo em que o aniversário era só mais uma festa sem trazer o fardo da responsabilidade.....idade. Alegria. Sim, alegria pois a vida continua em meu corpo e isto é motivo para agradecimento a Deus. OBRIGADO PAI! Semana passada em BH, com minha família, comemoramos o aniversário e foi muito bom. Esta semana, com amigos, vai rolar outra comemoração e vai ser demais. RUMO AOS 51. YES!

sábado, 18 de outubro de 2008

HORÁRIO DE VERÃO

Odiado por uns, amado por outros. Tá chegando o horário de verão que tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica. Conselho: acostumem desde o primeiro dia porque senão vai ficar um pequeno fuso horário de uma hora na nossa cabeça durante 119 dias. AI AI AI AI. O noticiário informou que a economia daria para abastecer a cidade de Belo Horizonte. Não me recordo por quanto tempo. Para o horário de verão temos duas opções: ou aceitamos ou aceitamos. Não tem como fugir. BOM HORÁRIO DE VERÃO PARA TODOS mas não se esqueçam: ESTAMOS AINDA NA PRIMAVERA.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PENSAMENTOS

Durante a madrugada tive uma intuição para escrever um pouquinho sobre a força do pensamento em nossa vida. Acordei com o mesmo sentimento e estou aqui deixando brotar o que minha mente e meu coração estão me ditando.
O já famoso "Somos aquilo que pensamos" traduz fielmente a grandeza do pensamento. Pensamos durante todo o dia. Muitas vezes descarregamos em nossos travesseiros um vai-e-vem de pensamentos. Eles podem ser bons, ruins, negativos, positivos, esperançosos ou desesperançosos. O certo é que atraímos realmente aquilo que pensamos de nós, dos outros e das situações. A filosofia do The Secret indica exatamente isto: nossa paz e prosperidade depende de como articulamos nossos pensamentos. Se a força da oração pode curar (cientificamente já é comprovado), o pensamento pode nos resgatar de um turbilhão que pode virar nossa existência. "Ser ou não ser, eis a questão".

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

TAXISTA

Depois de uma hora de atraso embarquei em direção a Brasília. No decorrer da viagem fui "viajando" também nos formatos das nuvens e fui deixando que elas absorvessem algumas angústias e expectativas que estão rolando na minha vida.
Na chegada a alegria de voltar pra casa. Meu amigo não pode me esperar e acabei pegando um taxi. Como na maioria das conversas com taxistas, esta não poderia ser diferente: política, calor, corrupção, religião, moradia. UFA! Chegamos! Acertei o valor; me despedi dele desejando um bom trabalho. De repente o homem salta do carro entusiasmado com um pequeno cachorro que viu na rua e disse: "amo cachorro". Achei estranho. Ele vinha caminhando em direção ao cachorro e perguntou para a dona se ele era bravo. Ela respondeu que sim e imediatamente o pequeno cão deu umas latidas altas que assustou o taxista. Segurei o riso e entrei para minha casa. E a vida continua.......

domingo, 12 de outubro de 2008

FAMÍLIA

Na ilustração temos Jesus, Maria e José, a Sagrada Família. Não é que a minha família também tem um toque de Sagrada! É tão leve estar no meio da família, sentir o carinho espontâneo dos sobrinhos gritando "tioooooooooooooo", rever os irmãos e lembrar dos tempos idos, ir ao teatro com todos e depois deixar rolar aquela deliciosa pizza. Se isto não tem um dedinho de Deus, a benção divina, dificilmente outras coisas o terão. Com a família se cresce, se une, se acarinha, se briga e se beija. Meu pai e minha mãe souberam construir uma família. Agora, do céu, espero que eles dêem manutenção e proteção. Já dizia a Campanha da Fraternidade de 1994: "A família como vai?"

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A MÃO QUE AFAGA....

Ontem estava numa reunião e foi dito a seguinte frase: "Promover para remover". Ri muito mas depois comecei a refletir. Aquela mesma mão que um dia afaga, acolhe e sustenta, pode afogar, isolar ou mesmo matar. Noticiários nos mostram isto. Nossa vivência também aponta para o ser contraditório que somos todos nós. Fica bem claro que o ser humano é mesmo limitado . Pensando melhor, o humano tem a possibilidade de pensar e re-pensar. Nestas idas e vindas da racionalidade humana um carinho pode se tornar um tapa; uma inclusão se transforma em exclusão. Apesar de sermos seres relacionais, não é fácil lidar com o semelhante. Saudades da minha cachorrinha Susi. Saudades da minha cachorrinha Laika.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

SOCORRO I I


Hoje me lembrei de um fato ocorrido há alguns anos, ou melhor, muitos anos. Isto me tirou altas e longas gargalhadas. Até hoje ao me lembrar começo a rir. Numa bela tarde fomos eu e meu irmão consultar um endrocrinologista com o intuito de fazer uma dieta. Sabe, aquela vontade de ficar esbelto? Pois é, entramos os dois juntos no consultório do dito cujo. Quando vimos o doutor um olhou para a cara do outro mas ficamos quietos. Conseguimos, ainda não sei como, pois já rimos muito em lugares proibidos, tipo velório. Pegamos as prováveis dietas e saímos. Na primeira esquina rasgamos e caímos na gargalhada. O MÉDICO PRECISAVA URGENTEMENTE REDUZIR O SEU ESTÔMAGO!!! Dá pra confiar? Não dá pra tratar de dente com dentista banguelo. Gente, é questão de amor à profissão.

BELO HORIZONTE

" Minas é um trem bão que dá dentro da gente, uai!"
Há algum tempo esta era a frase estampada em algumas camisas de malha que se via nas ruas de Belo Horizonte. Tempos bons da BH cidade jardim onde suas ruas arborizadas transmitiam romantismo, tranquilidade e segurança. Do alto da Afonso Pena se podia ver quase toda a cidade e sentir o clima gostoso da Serra do Curral. Ir na Lagoa da Pampulha era o passeio dominical. Passear pelas praças e ver as fontes luminosas, coisa igual não há. De repente o excesso de progresso engoliu minha cidade. Hoje: fumaça, trânsito, assaltos, poluição sonora e visual, etc. Mesmo assim é bom lembrar as frases do Papa João Paulo II: " Mas que Belo Horizonte!" ou " O papa não os esquecerá nunca mais". BH me aguarde, tô chegando. Fora o bairrismo - "Quem te conhece não esquece jamais"

domingo, 5 de outubro de 2008

Por que?

Por que a vida tem que ser breve?
Por que a o relacionamento humano, muitas vezes, é tão desgastante?
Por que sentimos imensa alegria ao vislumbrar a natureza?
Por que brigadeiro é tão gostoso?
Por que Deus não fala com a gente em alto e bom som?
Por que os mortos não falam com os vivos? (Espiritismo não vale)
Por que banana não tem caroço? (hehehe - pergunta do meu irmão)
Por que se encontra alegria nas pequenas coisas? (inspirada em Daniel)
Por que ainda existe injustiça no mundo por mais que se fale que ela é "enferrujante"?
Por que quando estamos tristes, nos sentindo rejeitados... mesmo assim, a essência de Deus pode ser manifesta ao ponto de ajudarmos outras pessoas? (Daniel de novo)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

QUE RAIVA!

Infelizmente as rosas têm espinhos. Ontem ajeitei toda a Capela para a missa das 7:00h: vinho, hóstia, patena, cálices, alfaias, etc. Hoje chego feliz da vida para a celebração e vejo que um furacão passou pelo lugar sagrado. Na véspera haviam usado o lugar para uma aula de símbolos litúrgicos. DESARRUMARAM TUDO!!!!! Aquele sangue que corre no dedão do pé subiu imediatamente para minha cabeça. Que raiva! Senti que faltaram com o respeito. Como não engulo a raiva fui logo desabafando. Agora é esperar e batalhar pelo perdão. AI AI AI! Desce sangue, desce.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

MÊS DE OUTUBRO

Pra mim, o mês de outubro sempre teve uma grande importância. Nasci nesse mês. Outubro está dentro da estação da primavera - cores e flores, jardins e bosques. Mês de Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida e eu. Somando suas letras encontramos o número 7 - plenitude, perfeição.
"Perdoarás 70 vezes 7". Lembra eternidade. Por tudo isto e, principalmente pelo Dom da vida que Deus me deu gratuitamente, VIVA OUTUBRO !!!!!! VIVA EU!!

domingo, 28 de setembro de 2008

TÁ CHEGANDO A HORA.

Aqui em Brasília não há eleições este ano mas em todo o resto do Brasil os eleitores irão às urnas. Durante algum tempo os candidatos falaram, gritaram, espernearam, fizeram "chatícios" (comícios), soltaram fogos, iludiram, contaram a verdade, contaram as mentiras, ou seja, foi o tempo deles. No momento em que você apertar a teclinha milagrosa do - confirme - toda a sua vontade será expressa sob forma de prefeito e vereador. CUIDADO! Tenham todos boas "urnas".

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

PAIXÃO À PRIMEIRA VISTA


Fui iniciado ao sushi e sashimi no início da década de noventa por uma grande amiga. De cara me apaixonei pelo sabor, pelo formato e pela disposição em arrumá-los em um barco ou mesmo num restaurante self service. Nunca mais os abandonei. Vez por outra me dou de presente (às vezes ganho) um bom almoço ou jantar regado por esta especialidade oriental.
Paladar não se discute. Tem gente que não gosta ou que nunca experimentou. Enfim, viva a diversidade culinária!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

REUNIÃO

Ouvi certa vez alguém dizer que era preciso fazer uma reunião para acabar com as reuniões. Isto é uma grande verdade. Mas hoje participei de uma reunião-encontro que durou todo o dia e o assunto foi a juventude. Muito se falou, muito se exemplificou e chegamos à conclusão de que realmente temos que ter mais cuidado com os nossos jovens. Dedicar a eles mais atenção e compreensão. Não podemos mais tentar que eles vistam uma camisa que é o nosso número e não o deles. Que planeta nossa geração está deixando, como herança, para eles?

terça-feira, 16 de setembro de 2008

HAHAHAHAHA

Certa vez, em Belo Horizonte, participei de um encontro onde o palestrante ensinava a cultivar pensamentos positivos. Parecia loucura mas durante uma semana fazíamos exercícios com os nossos pensamentos. Num determinado dia ele fez a terapia do riso. Começava com um HA, repetíamos. Depois HAHA, repetíamos e assim por diante. De repente todo o plenário caiu na gargalhada. Uma gargalhada gostosa, contagiante. Não dava pra parar. Tenho uma querida tia que chega a perder o fôlego quando ri demais. Quando ela começa a gargalhar já ficamos antenados. Tão bom gargalhar. Faz tanto bem pra alma!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

LEVEZA DO SER

Ser leve como o algodão, ou melhor, sentir que você tem a possibilidade de ser leve, em paz, tranquilo. Hummmm que momento de ímpar felicidade! Neste instante é esta minha sensação: domingo terminando, deveres cumpridos, segunda-feira chegando com novos desafios, relações sociais em dia e mais paz.
Na verdade todo ser humano corre, corre, corre, para poder se sentir feliz, útil e capaz. A correria é tanta que os momentos de paz ficam na curva da estrada da vida e ele nem percebeu. Coitado! BOA SEMANA PRA TODOS!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

TENTAÇÃO


Não gosto de fazer inveja a ninguém mas babem de inveja. Hoje ganhei de uma amiga um pote de doce de leite vindo diretamente da Argentina. Hummmmmmmmm! Que Deus me perdoe a gula mas hoje vou pecar. "É bão demais da conta sô"

terça-feira, 9 de setembro de 2008

SAUDOSISMO

Quem não se lembra do carro DKV? Provavelmente você que já passou dos 45 deve se lembrar. Aí vem aquela saudade do modelo do carro , das cores, do tempo que já passou, das músicas, dos encontros. Fica uma lembrança muitas vezes gostosa, apesar de saudosa dos tempos idos. Será que é sinal de envelhecimento? Não importa. O que vale é registrar a história em nossa memória. Ouvi ontem uma frase que dizia mais ou menos assim: "lembranças podem nos trazer o esplendor de uma amargura". (??????????????????????????)

sábado, 6 de setembro de 2008

SOCORRO ! ! ! ! !


Socorro! Não estou aguentando mais este calor e esta seca de Brasília. Dá a impressão que corri uns 10 km em pleno deserto. Resultado: cansaço, suor, prostração e sonho por uma chuvinha. Nem nuvens se vê por aqui! Acho que vou mudar de planeta. "Chove chuva. Chove sem parar".......

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ELAS NÃO SABEM O QUE FAZEM.

Realmente as crianças não sabem o que fazem, ou melhor ainda, elas não têm a consciência das consequências de seus atos. Numa só semana três crianças cairam de seus apartamentos. Isto pode causar um grande trauma físico e psicológico. Que tal darmos uma olhadinha em nossa casa e cuidar mais e melhor da proteção de nossas crianças? Mesmo sendo "pestinhas" nós as amamos.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

MAIS UM MÊS

Terminei o mês de agosto de forma muito agradável. Foi um mês de gosto e não de desgosto. Espero que este mês que nasce hoje traga para todos nós o perfume das flores, o perfume da vida, o perfume da amizade, o perfume de Deus. Bom setembro pra todo mundo.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

CIGARRO

O que o cigarro me levou:
1) 18 anos da minha vida
2) Meu avô
3) Meu tio
4) Minha mãe
PRECISO COMENTAR O QUE PENSO SOBRE O CIGARRO??????

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

COMUNICO, LOGO EXISTO


O famoso "Penso, logo existo" foi transformado no meu convite de formatura de Comunicação Social para "Comunico, logo existo". Toda forma de comunicação é também uma forma de vida. Tudo que tem vida se comunica. As formas de comunicação são quase infinitas, gerando assim, um leque enorme de possibilidades. Vejo como problema a comunicação indevida, como por exemplo, os celulares nos presídios, telefonemas anunciando sequestros, brigas e tudo o que possa abalar o bom andamento da vida. Já dizia nosso Velho Guerreiro: "Quem não se comunica de trumbica"

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

ESPANTO!

Gente, eu vi! Ninguém me contou. Hoje pela manhã estava caminhando rumo ao supermercado quando vi uma cena horripilante de falta de amor, cuidado e carinho. Uma mãe (mãe?) dirigindo sem cinto de segurança com uma criança de um ano, aproximadamente, sentada em seu colo. Poderia tecer mil e um comentários mas vou deixar
PRA VOCÊ (coincidiu com o nome do blog).Acreditem: ainda existem pessoas que procuram se acidentar e tirar a vida de inocentes. Me lembrou o aborto.

sábado, 23 de agosto de 2008

COMO O BEM É BOM!

No último post falei do mal, do desconforto, da angústia e do demônio. Neste quero lembrar que também temos e somos rodeados por pessoas boas, que nos fazem o bem, que são verdadeiros anjos na nossa caminhada por esta vida. Eles têm diversos nomes: mães, pais, amigos, filhos, avós, vizinhos, padres (tinha que puxar sardinha para o meu lado, é claro), tios, esposos e tantos outros. Nestes anjos se encontra o próprio reflexo de Deus. Quem é o anjo que te rodeia?

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CARCARÁ SANGUINOLENTO

Pra quem tá assistindo a novela A Favorita pode perceber muito bem que a personagem da Flora tem as mesmas artimanhas do demônio: confunde, trai, se alegra com a desgraça do outro, quer poder, dinheiro, glória e adora a divisão detestando, assim, a união, a fraternidade e a caridade. Torço para que o Carcará sanguinolento e a Flora não ganhem a batalha. Você já parou para pensar nos "demônios" que te rodeiam? To ficando muito noveleiro.

sábado, 16 de agosto de 2008

AUSÊNCIA

Queridos leitores vou precisar me ausentar durante uns dias para participar de uma reunião do clero na cidade de São Domingos - GO, quase na divisa com a Bahia.
Peço encarecidamente que não se desesperem, pois voltarei na próxima semana. A todos e todas paz e alegria constante. Até lá.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

LIBERDADE OU SOLIDÃO?

Quem diria! Existe até o dia do solteiro e é hoje. O que é mesmo ser solteiro? É ser solto? É ter liberdade? É sentir solidão? Ou quem sabe não é nada disto? No meu caso sou solteiro juridicamente e celibatário religiosamente. SOU SOLTO? Sei não. Bem, não importa. O que importa é que hoje se comemora um dia que não é comercial e nem religioso. Pra você solteiro, meus parabéns!!!!!!